Carnaval 2010

17/02/2010 17:29

No Rio de Janeiro o resultado que era esperado, e mais que mercecido, Unidos da Tijuca, com um carnaval fantástico, um espetáculo belíssimo, faturou um título que era perseguido desde 1936. Foi um verdadeiro show, parabéns Paulo Barros, Fernando Horta e a toda comunidade.

Em São Paulo parabéns a Rosas de Ouro, grande campeã com um desfile impecável e belíssimo também.

Não posso, entretanto, deixar de fazer alguns comentários sobre o que vi nos desfiles e nas apurações.

Primeiro, uma opinião formada que tenho sobre duas paixões nacionais, carnaval e futebol. O carnaval é a maior festa popular do Brasil, e o futebol e uma paixão, mas os dois não se combinam quando torcidas organizadas criam escolas de samba e levam para a avenida a rivalidade que existe nas arquibancadas de futebol, aí acho que a mistura não deu em bolo suculento, esse bolo está meio murcho.

Gaviões e Mancha, deixem o carnaval para as escolas mesmo, e torçam pros seus times nas arquibancadas. Acho que essa é a receita boa.

Outra coisa que me chamou a curiosidade em São Paulo foram as notas da Tucuruvi no quesito evolução. A escola fez um desfile empolgante, homenageando São Luis, e tirou notas máximas em bateria, fantasias, harmonia, samba enredo, e em evolução tirou notas tão baixas. Aí me pergunto como uma escola pode não ter tido uma evolução boa tendo ela tirado notas máximas em todos quesitos que citei. Uma escola não evolui bem sem uma boa bateria, sem um bom samba, sem harmonia, enfim, acho que não houve coeerência nesse quesito.

E no Rio de Janeiro, como pode alguém não dar nota 10 para o samba enredo da Vila Isabel, um samba lindo de Martinho da Vila homenageando Noel Rosa?

Quem não deu nota 10 para esse samba enredo deveria ser o compositor do samba da Vila em 2011, não acham? Ele deve realmente entender muito de samba enredo!

 

 

 

—————

Voltar