O antes e o depois...

26/10/2010 19:01

O Governo do Rio de Janeiro cansa de dizer que está combatendo o “Poder Paralelo”, que segundo os políticos é a máfia do tráfico instalada no estado.

Analisando os acontecimentos mais recentes temos a prefeitura da cidade sendo metralhada, delegacias de polícia sendo metralhadas e bombardeadas com granadas, ônibus queimados, helicóptero da polícia sendo abatido, ruas interditadas por “funcionários” dos traficantes, etc, etc, etc...

Na última vez que fui ao Rio de Janeiro testemunhei isso. Motocicletas rondando a cidade com o garupa empunhando uma metralhadora, ruas bloqueadas, onde os traficantes é que determinavam quem podia passar ou não, adolescentes de 12, 13 anos empunhando armas de fogo como se fosse um troféu, e outras cenas deploráveis. E isto em vários bairros da cidade, não é mais uma exclusividade de algumas áreas que eram de maior risco.

Os governantes da Cidade Maravilhosa estão enganados, a não ser que eles queiram combater a si próprio.

Quem governa e manda no Estado são os traficantes e o Poder Público é que se tornou o Poder Paralelo. Basta analisar os fatos para se chegar a esta triste constatação.

A cidade foi uma até final de 1982, onde a contravenção eram os bicheiros, que por sinal, o jogo do bicho nunca foi legalizado porque o governo sempre quis ficar com a maior parte do bolo, como sempre.

Aliás, até hoje nunca ouvi falar de alguém que ganhou no jogo do bicho e não tenha levado o prêmio.

A cidade era tranqüila, não existia o tráfico de drogas como hoje, os contraventores eram os bicheiros, que na realidade até ajudavam as comunidades mais carentes.

Nas eleições para governador de 1982 Leonel Brizola foi eleito pelo voto popular, e a partir de 1983 as coisas começaram a mudar.

O Rio de Janeiro começava a entrar a rota internacional de tráfico de drogas, de onde não saiu até hoje.

Começava a proliferar a corrupção em todos os órgãos públicos, como nunca tinha se visto antes. Bons policiais eram caçados pelos traficantes, como são até hoje. E a população no meio do fogo cruzado.

Em 1990 Brizola ganha, novamente, as eleições para Governador. É aquele ditado popular: O povo tem o Governo que merece! Afinal foi o povo que o elegeu pela segunda vez.

A situação só piorou no estado até chegar aos níveis atuais.

Sou carioca nascido e criado no bairro de Vila Isabel, e lembro quando adolescente morava numa pequena vila, onde o portão de entrada não tinha mais que um metro e meio de altura, e no verão eu dormia com as janelas do quarto abertas. Hoje em dia esta mesma vilinha de apenas seis casas é uma verdadeira fortaleza na entrada, cercada de grades até o teto.

Será tudo isso mera coincidência?

Para quem não sabe, brizola é um dos apelidos para um cigarro de maconha.

Será mera coincidência também?

Saudades de como era antes, e lamentável como é hoje em dia.

—————

Voltar